domingo, 7 de outubro de 2012

A nossa sala

"O processo de aprendizagem implica também que as crianças compreendam como o espaço está organizado e como pode ser utilizado e que participem nessa organização"

                                        Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, 1997:38
 
 
Assim, na nossa sala começamos por organizar as áreas de atividade e identifica-las:
 
 
Área do Desenho e dos Registos
 
É nesta área que realizamos o plano do dia e nos reunimos no final da manhã para avaliar o plano do dia, bem como para partilhar as produções realizadas.
Esta área destina-se também à produção de desenhos, histórias, ilustrações, registos e apoio a projetos realizados na sala.
 
 
 

Área da ciência

Nesta área as crianças podem observar elementos na natureza, registar observações ou procurar lugares no globo. Nesta área encontra-se igualmente material da matemática para que as crianças possam contactar com os números, realizar contagens, classificações, organização de dados, correspondências e pequenas operações matemáticas.
 

Área do Recorte e Colagem

Nesta área as crianças podem fazer representações figurativas bidimensionais e tridimensionais através de material de desperdício.
 

 
Área da Tecelagem
Nesta área é possível a criança ter contacto e aprender a manipular outro tipo de materiais, desenvolver a motricidade fina, a concentração e valorizar as produções manuais e artísticas, através da tecelagem.
Área da Modelagem
Nesta área as crianças desenvolver o sentido do tacto bem como a motricidade fina e grossa. Estas têm a possibilidade de representar, através das várias técnicas de modelagem (barro, massa de cor, pasta de papel…) situações do seu quotidiano, a si próprios ou figuras.

Área do quadro de Giz
Este espaço permite à criança escrever e desenhar noutro tipo de suporte utilizando um material diferente, o giz. Está área possibilita igualmente à criança desenhar em plano vertical.

Área da Pintura
Esta área oferece à criança a possibilidade de iniciar diferentes técnicas, utilizando a cor como forma de se expressar e comunicar. Através da pintura desenvolvem noções de estética e fomentam a sua criatividade.
 
 
Para escolhermos a área em que queremos ir trabalhar colocamos o nosso cartão da escolha no mapa da escolha
Deste modo, através de rotinas diárias começamos a integrar a dinâmica da sala e a participar cada vez com mais confiança e autonomia no dia-a-dia da sala das expressões! 



Sem comentários:

Enviar um comentário