"O processo de aprendizagem implica também que as crianças compreendam como o espaço está organizado e como pode ser utilizado e que participem nessa organização"
Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, 1997:38
Assim, na nossa sala começamos por organizar as áreas de atividade e identifica-las:
Área do Desenho e dos Registos
É
nesta área que realizamos o plano do dia e nos reunimos no final da manhã para
avaliar o plano do dia, bem como para partilhar as produções realizadas.
Esta
área destina-se também à produção de desenhos, histórias, ilustrações, registos
e apoio a projetos realizados na sala.
Área da ciência
Nesta área as crianças podem observar elementos na
natureza, registar observações ou procurar lugares no globo. Nesta área
encontra-se igualmente material da matemática para que as crianças possam
contactar com os números, realizar contagens, classificações, organização de
dados, correspondências e pequenas operações matemáticas.
Área
do Recorte e Colagem
Nesta área as crianças podem fazer representações
figurativas bidimensionais e tridimensionais através de material de
desperdício.
Área
da Tecelagem
Nesta
área é possível a criança ter contacto e aprender a manipular outro tipo de
materiais, desenvolver a motricidade fina, a concentração e valorizar as produções
manuais e artísticas, através da tecelagem.
Área da Modelagem
Nesta área as crianças desenvolver o sentido
do tacto bem como a motricidade fina e grossa. Estas têm a possibilidade de representar,
através das várias técnicas de modelagem (barro, massa de cor, pasta de papel…)
situações do seu quotidiano, a si próprios ou figuras.
Área do quadro de Giz
Área da Pintura
Esta área oferece à criança a possibilidade
de iniciar diferentes técnicas, utilizando a cor como forma de se expressar e
comunicar. Através da pintura desenvolvem noções de estética e fomentam a sua
criatividade.
Para escolhermos a área em que queremos ir trabalhar colocamos o nosso cartão da escolha no mapa da escolha
Deste modo, através de rotinas diárias começamos a integrar a dinâmica da sala e a participar cada vez com mais confiança e autonomia no dia-a-dia da sala das expressões!
Sem comentários:
Enviar um comentário